Sobre nós

Oi, oi, oi, pessoal! 

Nosso Instituto E Se Fosse Você? foi por Manuela d’Ávila criado em 2018, após as eleições, fortemente marcadas pela presença massiva de notícias falsas e conteúdos de ódio e intolerância, tanto nas redes sociais como fora delas. Somos uma organização não-governamental (ONG) que sempre teve como principal objetivo resgatar a ideia básica de empatia, através da criação de conteúdo de combate a fake news e ódio nas redes. Parte dos vídeos e podcasts que disponibilizamos, além das palestras que realizamos, foram viabilizados com seu apoio, através da aquisição dos nossos livros.

Em 2019, criamos o Selo Editorial do Instituto, com a edição popular do livro Revolução Laura, com o intuito de tornar mais acessível a primeira obra de Manuela, sendo este o primeiro título do selo. Também realizamos dezenas de eventos, palestras e atividades em escolas e universidades, instruindo sobre o combate às fake news e desinformação.

Em 2020, nos reinventamos. Nosso ano começou dando sequência às produções para falar sobre gênero e construir um feminismo popular, com o programa Feminismo É. Seguimos com nossas atividades em escolas e universidades para desmentir as fake news, mas logo tivemos que mudar nosso curso devido à pandemia do Covid-19.

Sentimos que o momento era de união e solidariedade para ajudar os principais afetados pela pandemia. Contudo, sabíamos que, devido ao tamanho da nossa equipe, nossas ações deveriam ser focadas na cidade sede do nosso Instituto. A partir disso, criamos a campanha Abraço Virtual, que levou cestas básicas e produtos de higiene para famílias e organizações carentes de Porto Alegre.

Em Setembro de 2020, lançamos nosso segundo livro, E Se Fosse Você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news, com selo editorial do Instituto. Com autoria de Manuela d’Ávila, fundadora do Instituto, o título trata sobre as redes de ódio e as fake news, das quais ela é alvo há quase uma década.

Sabemos do nosso papel na luta contra as redes de ódio, desinformação e o negacionismo. Por isso, após as eleições de 2020, que foram marcadas também pelas mentiras e a violência às candidatas mulheres, sobretudo às mulheres negras, e pelas fake news que surgiram durante a pandemia, em conjunto com nossa presidente, Manuela d'Ávila, lançamos a Coletânea Sempre Foi Sobre Nós: Relatos da violência política de gênero no Brasil em março de 2021, também pelo Instituto.  A Coletânea Sempre Foi Sobre Nós traz relatos não somente de 2020, mas de vivências diárias de mulheres políticas brasileiras. Além de Manuela, outras 14 mulheres escrevem, entre elas Dilma Rousseff, Marina Silva e Sônia Guajajara.

Alguns meses após, em julho, mais um lançamento do nosso selo editorial, agora com artigos de personalidades brasileiras que foram alvos da máquina de mentiras e de ódio que estamos enfrentando no Brasil. A Coletânea Rede de mentiras e de ódio: e se o alvo fosse você?, traz relatos de Jean Wyllys, Monica Benicio, Felipe Neto e outros.

No final do ano, o selo editorial do Instituto lançou seu quinto livro, sobre a temática do voto feminino no Brasil, Argentina e Uruguai, sob a organização de Ana Prestes, neta de Luís Carlos Prestes. A Coletânea Cem anos da luta das mulheres pelo voto na Argentina, Brasil e Uruguai traz artigos de pesquisadoras sobre o tema dos três países e conta com prefácio de Dilma Rousseff e Flávia Biroli.

2021 foi um ano de muito trabalho, queremos que em 2022 nossas ações possam atingir cada vez mais pessoas e buscaremos trabalhar com a questão da violência política de gênero, além do combate à desinformação. Para isso, te convidamos a se somar nessa luta e a apoiar nossos novos projetos em defesa da verdade e de uma sociedade mais empática e justa. Todo o valor da venda dos livros e demais produtos em nosso site é convertido para as nossas ações. 

Seguimos juntas e juntos. 

Um beijo e boa luta.

Equipe do Instituto E Se Fosse Você?

Sobre a loja

Nosso Instituto E Se Fosse Você? foi criado em 2018, após as eleições, fortemente marcadas pela presença massiva de notícias falsas e conteúdos de ódio e intolerância, tanto nas redes sociais como fora delas. Nossa ONG tem como principal objetivo resgatar a ideia básica de empatia, através da criação de conteúdo de combate a fake news e ódio nas redes e combate à violência política de gênero. Todo o valor da venda dos livros e demais produtos em nosso site é convertido para as nossas ações.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Instituto e se fosse você? - CNPJ: 32.578.413/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade