Saiba mais sobre o novo livro da Manu
Em Somos as palavras que usamos, lançamento da Editora Planeta, Manuela d´Ávila apresenta temas importantes em uma conversa franca, a começar pelo fato de que 67% dos estudantes de 15 anos não difere fatos de opiniões na interpretação de texto. Esse é o ponto de partida que nos convoca a repensar o mundo para poder transformá-lo. Pior do que não saber, é não ter onde buscar o conhecimento. Essa falta de acesso estrutura e fomenta a desinformação.
Permeado por temas centrais acerca de questões sociais, a autora desafia o leitor a construir o seu próprio centro de informações a partir do conhecimento do significado das palavras, com a intenção de contribuir com o desenvolvimento do pensamento crítico, que permite o empoderamento e a apropriação dos discursos.
Palavras e expressões como Fake News, desinformação, feminismo, meritocracia, capacitismo e racismo estrutural são iluminadas e trazidas para o centro do debate através de conceitos claros que definem seus significados de forma didática e evidenciam que embora a Constituição Federal assegure a liberdade de expressão, ela não é um direito absoluto e exige autoria.
Recheado de referências e com um pequeno dicionário auxiliar específico para cada tema, o livro nos inspira a repensar opiniões e explorar diversos autores, além de abrir espaço para que o próprio leitor escreva suas referências ampliando o debate, afinal como encerra a autora, O que a gente sabe só tem sentido, como a felicidade, quando é compartilhado.
A primeira ONG criada no Brasil para democratizar um conteúdo educacional sobre desinformação e violência política de gênero ✊ Fundada por Manuela d'Ávila